5 dicas para você economizar para o mochilão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
economizar para o mochilão

Quem não tem vontade de conhecer vários lugares do mundo? Porém, muitas vezes, esse sonho acaba não saindo do papel por um fator essencial: falta de planejamento financeiro. Mas, saiba que é possível economizar para o mochilão que você sempre quis fazer. 

Com as nossas dicas, você vai descobrir como mudar pequenos hábitos, fazer um planejamento para as suas finanças e se organizar para aproveitar ao máximo essa viagem! 

Dicas para economizar para o mochilão 

Estipule metas e comece seu planejamento 

Antes de começar a economizar para o mochilão, é necessário saber de algo importante: é impossível guardar dinheiro se você gasta mais do que ganha. 

Sendo assim, analise a quantidade de dinheiro que você pode economizar para o mochilão e planeje seus gastos para guardar essa quantia todos os meses. O mais importante é se dedicar para cumprir a sua meta e não o valor em si. Dessa forma, quando você menos esperar, economizar para o mochilão vai se tornar algo presente no seu dia a dia. 

Além do valor, também é preciso colocar um prazo na sua meta. Assim, você pode começar a planejar a sua viagem. Comece pesquisando por hospedagens, passagens, e se necessário, seguros de viagem. Quando negociados com antecedência, esses itens costumam ficar mais baratos. 

Você pode usar a tecnologia a seu favor para te auxiliar nessa pesquisa. Existem inúmeros sites que cotam o valor de hospedagens, passagens e seguros de viagem de acordo com o destino, data e motivo da viagem. Dessa forma, você sempre terá acesso às melhores opções para o seu bolso. 

Organize suas finanças 

Saber o quanto você pode economizar para o mochilão sem comprometer suas finanças pode parecer algo complicado, mas é mais simples do que você imagina. 

Para começar, é preciso pegar um caderno, planilha ou aplicativo de controle financeiro para anotar todas as suas despesas e ganhos. Assim, você consegue descobrir quais gastos podem ser evitados para que você consiga economizar para o mochilão. 

Cortar itens do seu orçamento pode dar uma dor no coração, mas tudo é uma questão de escolha. Que tal levar marmita para o trabalho por um tempo? Ou então cancelar alguma assinatura de streaming que você não está usando?

Deixe o carro de lado 

Para quem tem carro e está acostumado a sempre sair dirigindo, essa mudança pode ser um pouco complicada. Mesmo que seja algo necessário e confortável, usar o automóvel diariamente gera grandes gastos. 

Por isso, sempre que puder, opte por caminhar, usar o transporte público ou andar de bicicleta. Além de fazer bem para o seu bolso e economizar para o mochilão, você também estará contribuindo para o meio ambiente! 

Cuidado com gastos desnecessários 

Quem tem o objetivo de poupar dinheiro deve evitar gastos supérfluos. Pode parecer algo pequeno no momento, mas gastar com algo que você não precisa no momento pode acabar com seus planos de economizar para o mochilão. 

Sendo assim, sempre que precisar comprar algo ou contratar um serviço, não deixe de pesquisar antes e comparar os preços. Dessa forma, você terá mais noção se pode ou não arcar com esse gasto nesse momento, e com isso, reduzir os custos na sua rotina. 

Coma em casa sempre que puder

Além do transporte, outro gasto muito comum e que acaba comprometendo o orçamento é a alimentação.

Cozinhar pode ser uma tarefa terapêutica e você pode comer muito bem dentro de casa. A internet oferece milhares de opções de receitas fáceis e sofisticadas para você garantir uma refeição especial sem precisar pedir um delivery. Quem sabe cozinhar não é um talento que está dentro de você?

Com as nossas dicas, com certeza você vai conseguir economizar para o mochilão! Então, não perca tempo e comece a planejar as suas férias! 

E para continuar de olho em mais dicas sobre planejamento financeiro e investimentos, continue acompanhando o blog e as redes sociais da D3x!