Liberdade financeira: 5 dicas para alcançar a sua

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
liberdade financeira

É raro encontrar alguém que não deseje ter liberdade financeira, não é mesmo? Mas, se este é um dos seus planos, você sabe exatamente o que fazer para obtê-la?

Para te ajudar nessa missão, fizemos esse texto explicando o que liberdade financeira realmente significa, além de oferecer algumas dicas de como alcançar esse objetivo. 

Se você quer saber tudo sobre este assunto, não pode deixar de acompanhar este texto. Pronto para ter liberdade financeira? Então, vamos lá! 

O que é liberdade financeira?

É comum confundir o significado de liberdade financeira com independência financeira. Então, para que você não fique com nenhuma dúvida, vamos explicar o que esses dois termos querem dizer. 

Alcançar liberdade financeira significa que todas as escolhas que envolvem dinheiro estão nas suas mãos. Em outras palavras, você pode decidir como e o que fazer para investir valores, acumular patrimônio, organizar suas finanças, e claro, gastar o dinheiro em si. 

Pessoas com liberdade financeira podem recusar propostas de emprego ou a entrada de novos clientes na empresa, por exemplo. Essas escolhas são feitas de forma calma e levando todos os pontos em consideração, mas o dinheiro nunca é um problema durante sua resolução. 

Aqui, também vale o conceito de ser financeiramente livre, ou seja, escolher de acordo com a sua vontade e não com base nas suas necessidades. Sendo assim, você pode optar por viajar mais vezes por ano, ter um emprego menos estressante e fazer aquilo que realmente te faz feliz. 

Já independência financeira é quando você acumulou a quantia necessária para não se preocupar mais com dinheiro. Isso significa que essa pessoa não precisa mais de um salário para viver e não depende de outros para o seu sustento. 4

5 dicas para conquistar a liberdade financeira 

A ideia de ter liberdade financeira faz seus olhos brilharem? Então, saiba que seguindo as nossas dicas, esse sonho pode se tornar realidade!

Isso é possível com a ajuda da organização financeira e fazendo investimentos periódicos da maneira certa. Veja como abaixo:

Saiba quais são os seus gastos 

A primeira dica é conhecer a sua movimentação financeira. Assim, você pode descobrir o quanto pode investir todos os meses sem prejudicar o seu planejamento. 

Nessa etapa, é essencial colocar em um caderno, planilha ou aplicativo todos os valores recebidos e gastos mês a mês. 

Feito isso, é mais fácil identificar quais são os gastos desnecessários e que podem ser cortados para que você possa investir esse dinheiro para alcançar sua liberdade financeira. 

Elabore seu planejamento financeiro 

Assim que tudo isso estiver organizado, o planejamento financeiro pode começar. Esta é uma das etapas mais importantes para conquistar a tão sonhada liberdade financeira. 

Primeiro, pense em seus objetivos e metas e em quanto tempo você pretende alcançá-los. Assim, você pode descobrir de um jeito mais fácil quanto dinheiro vai precisar para isso e em qual período de tempo. 

Depois, liste quais são as formas de conseguir dinheiro que você tem acesso atualmente. Além do seu salário, também podemos citar investimentos e uma renda extra. 

Pode parecer difícil no começo, mas com o passar do tempo você vai perceber que com foco e disciplina, você vai chegar cada vez mais perto das suas metas! 

Conheça seu perfil de investidor 

Investimentos são importantes quando falamos de metas e objetivos. Eles são responsáveis por fazer nosso dinheiro render e nos deixar mais perto de nossos sonhos. Porém, para investir do jeito certo, o primeiro passo é descobrir qual é o seu perfil de investidor. 

Hoje em dia, existem vários tipos de investimento. É por isso que uma aplicação pode funcionar com um amigo ou parente, mas pode não dar certo com você, e vice-versa. Isso acontece porque cada investidor tem um nível diferente de tolerância a risco. 

Para saber qual é o seu, você deve pensar quais são as suas necessidades e os motivos que levam você a investir o seu dinheiro. Feito isso, fica mais fácil identificar qual dos três perfis de investidor está de acordo com a sua personalidade: conservador, moderado ou agressivo. Cada um deles está relacionado a objetivos, rentabilidades e níveis de risco diferentes. 

Aprenda mais sobre os tipos de investimento 

Assim que você descobrir qual é o seu perfil, irá encontrar as melhores oportunidades de acordo com as suas necessidades e ficará longe de investimentos que não são bons para o seu momento. 

Por isso, é importante aprender como cada um deles funciona e como o seu dinheiro rende ao ser aplicado em cada tipo de investimento.

Aqui no blog da D3x você encontra as melhores informações sobre o mundo dos investimentos para aprender a investir cada vez melhor. Não deixe de acompanhar nossos textos e nossas redes sociais! 

Tenha organização e comprometimento com as suas finanças 

A última dica é: não adianta investir e não acompanhar o seu rendimento. Quem controla os seus investimentos sabe identificar o momento certo para mudar o caminho e manter o rumo seguindo para a realização dos seus objetivos. 

O mercado financeiro está em constante mudança, assim como a economia global e nacional. Acompanhando seus investimentos, você consegue tomar decisões de maneira mais rápida e assertiva de acordo com o momento atual.

Tomar as decisões certas no momento certo vai fazer toda diferença para a sua rentabilidade. Outra dica de ouro é que um bom investidor não pode confiar demais e nem ser tão pessimista em relação ao mercado. 

Não esqueça das metas e objetivos traçados no seu planejamento e seja fiel a eles durante suas aplicações. Assim, você vai alcançar seus sonhos mais rápido do que imagina!

Por fim, é importante lembrar que nosso dinheiro não é capaz de se multiplicar sozinho. Para fazer com que sua renda trabalhe para você, é preciso ter organização, paciência, foco e determinação. 

Pronto para conquistar sua liberdade financeira? Conte com a ajuda da D3x! Conosco, você pode investir em diversos ativos, como empresas, pedras preciosas, imóveis, e muito mais. Visite nosso site e saiba mais sobre como investir do jeito certo!