Mitos e verdades sobre a bolsa: conheça os principais

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
mitos e verdades sobre a bolsa

Investir em renda variável é uma das formas mais inteligentes de fazer seu dinheiro trabalhar para você. Mas, existem muitos tabus que rondam esse tema, gerando diversos mitos e verdades sobre a bolsa de valores. 

Ainda que seja bem famoso, o mercado de ações ainda é mal compreendido pelos brasileiros. Por esse motivo, é comum que as pessoas acabem optando por outras formas de investimento, iludidas por conceitos que podem não ser verdadeiros. 

Você quer aumentar a rentabilidade dos seus investimentos? Então, conheça os principais mitos e verdades sobre a bolsa de valores e comece a aplicar seu dinheiro em renda variável! Confira abaixo. 

Mitos e verdades sobre a bolsa de valores 

O retorno vem fácil quando se investe na bolsa 

Muitas pessoas acreditam nessa frase quando falamos em investimentos em renda variável. Porém, isso não passa de um mito. Hoje em dia, graças a tecnologia, é muito simples investir na bolsa, mas isso não significa que é só esperar o retorno sem fazer nenhum esforço. 

Para que você obtenha o sucesso que tanto deseja, é preciso dedicação e estudo. Você precisa conhecer o mercado de ações e estar atento às mudanças do mercado financeiro. 

Sendo assim, é interessante acompanhar análises de especialistas, consumir notícias sobre economia e finanças, entre outras formas de conteúdo. Todas essas informações, você pode conferir no blog e nas redes sociais da D3x. É só ficar de olho nas nossas postagens! 

Comprar ações na bolsa é sinônimo de dinheiro rápido 

O dinheiro não vem fácil e nem se multiplica com mais rapidez. Este é mais um mito que muitas pessoas acreditam sobre a bolsa de valores. 

Por isso, muitas pessoas acabam se frustrando quando percebem que o dinheiro não está se multiplicando e gerando altas quantias. 

Investimentos de renda variável são mais atrativos financeiramente em comparação com investimentos de renda fixa. Porém, é necessário que o investidor tenha paciência. 

É importante acompanhar constantemente as oscilações do mercado para estar mais preparado para suas mudanças. Assim, você saberá qual é o melhor momento para vender ou comprar novas ações. 

A bolsa de valores é um investimento a longo prazo 

Como o investimento é feito em renda variável, o dinheiro sofre influências do mercado, fazendo com que sua rentabilidade se altere em momentos de crise ou de alta. É essencial que o investidor tenha plena consciência disso e não desanime caso perceba que está perdendo dinheiro na bolsa.

Ao comprar ações de empresas de renome com objetivo de obter lucro a longo prazo, o investidor tem grandes chances de conseguir o que deseja. Isso porque, mesmo que ocorram quedas e oscilações a curto prazo, existem grandes possibilidades das ações se valorizarem novamente com o passar do tempo, porque é normal que essas empresas cresçam ainda mais. 

Dessa forma, o investidor que não sabe lidar com os períodos de baixa e acaba vendendo suas ações, pode perder dinheiro no futuro. 

Para investir na bolsa, é preciso não ter medo de riscos 

Como já mencionamos no texto, a bolsa de valores é um tipo de investimento de renda variável. Isso significa que o dinheiro sofre com a influência do mercado. Por isso, investidores que têm aversão a riscos, devem evitar esse tipo de investimento. 

Nestes casos, as variações do mercado são inevitáveis e investidores do perfil conservador podem acabar não se sentindo tão confortáveis nessa situação. Mais uma vez, ressaltamos a importância de ter paciência, pois é comum que os valores das ações apresentem quedas. O desespero só fará com que você tome decisões sem pensar nas consequências. 

Apenas pessoas com muito dinheiro podem investir na bolsa 

Qualquer pessoa pode investir na bolsa de valores, não apenas aqueles que possuem uma renda mais elevada ou especialistas no assunto. Mesmo que não seja aconselhável aplicar poucas quantias, é possível sim começar investimento baixo para iniciar no mercado de renda variável. 

A queda da bolsa de valores pode ser irreversível 

Por usar palavras como “queda” e “baixa”, a bolsa de valores acaba tendo uma fama negativa. Sendo assim, quem não está acostumado com este mercado acaba pensando que os investidores não têm um minuto de paz dentro da bolsa de valores. 

Porém, isso é um mito. Mesmo quando o mercado apresenta queda, este momento ainda pode ser bem aproveitado comprando ações por um preço menor para depois vendê-las quando o mercado estiver em alta. 

É possível perder todo o seu dinheiro investindo na bolsa 

Perder dinheiro causa aversão na grande maioria das pessoas. Por isso, é comum sentir receio de colocar uma quantia dentro de um mercado que apresenta variações apenas para aumentar a rentabilidade. Mas, se este é o seu medo, saiba que é bem difícil uma pessoa falir ou perder todo o seu dinheiro investindo na bolsa de valores. 

Isso acontece porque um bom investidor não aplica todo o valor disponível apenas em um investimento. Assim, se algo der errado, ele não perderá o capital investido por completo. 

Diversificar a sua carteira de investimentos é o melhor conselho para evitar este pensamento, e também que isso aconteça com você. Escolha ações que apresentem bons resultados, pesquise antes de escolher e opte por empresas bem estruturadas. Dessa forma, vai ser quase impossível você perder todo o seu dinheiro.

É necessário ter sorte para ganhar dinheiro na bolsa 

Investir na bolsa é muito diferente de apostar em jogos de azar. O que define se você vai ter sucesso no mercado financeiro é o seu nível de paciência e o seu conhecimento no assunto. 

Sendo assim, pesquise bem a empresa que você está pensando em investir. Saiba exatamente quais são suas perspectivas e lucros. Dessa forma, você sabe exatamente onde está colocando o seu dinheiro e tem uma estimativa de retorno. 

O investidor precisa acompanhar o mercado todos os dias 

Falamos aqui que é importante que o investidor esteja sempre atualizado sobre o mercado, mas isso não quer dizer que ele precise acompanhá-lo todos os dias. Ainda mais se sua estratégia é ter retornos a longo prazo. 

Nesse caso, se uma ação sobe ou desce de um dia para o outro, o seu bolso não sente a diferença, pois você quer ter lucro apenas daqui há algum tempo. 

Porém, quem deseja ter lucros a curto prazo, precisa analisar a bolsa de valores todos os dias. 

Agora que você conhece todos os mitos e verdades sobre a bolsa, que tal começar a investir de outras formas igualmente rentáveis? Na D3x, você pode aplicar seu dinheiro em diversos ativos, como pedras preciosas, imóveis, empresas e startups. 

Fale com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre essa nova forma de investir!